Falta de tempo, cansaço, preguiça: muitos são os motivos que nos tentam a deixar a malhação de lado. Mas antes de jogar a toalha, saiba que medidas simples podem ajudar você a focar e persistir nos exercícios. Conversamos com três educadores físicos para descobrir como seguir firme neste propósito: Paulo Ayres, instrutor da Companhia Athletica, e as personal trainers Rosane Cardona e Samantha Antunes. Se o seu relacionamento com a academia é cheio de idas e vindas, confira as dicas para retomar com tudo a rotina fitness:

Estabeleça um objetivo

Você quer emagrecer? Ganhar músculo? Ou quem sabe apenas liberar o estresse e se divertir? Toda atividade física tem um motivo para ser praticada: entender o que você busca é fundamental para escolher o treino mais eficiente. Além de acelerar os resultados, ter um objetivo dá sentido ao seu esforço e é uma mão na roda para combater o desânimo. Se você tiver mais de um objetivo em mente, elenque prioridades e foque no que é mais importante no momento.

Trace metas realistas

O seu corpo atual é uma construção – e o corpo que você deseja, também. Para não se frustrar com a demora no alcance do seu objetivo, avalie o que realmente é possível conquistar a curto prazo, e treine sempre de acordo com as suas condições físicas e clínicas.

– Eu preciso buscar a melhora do corpo que eu tenho, não projetar outro corpo que seja perfeito – destaca Paulo Ayres, educador físico e instrutor da Companhia Athletica.

Alinhe a atividade e o ambiente ao seu perfil

Se você não curte o exercício ou o espaço que frequenta, é provável que deixe o treino de lado sem sequer colher os louros do seu esforço.

– O benefício da atividade só vem com a prática regular, e essa continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realizá-la – observa a personal trainer Rosane Cardona.
Informe-se sobre diferentes modalidades e experimente: em muitas academias, você pode participar de aulas sem compromisso. E se você gosta de estar ao ar livre, considere apostar em exercícios outdoor, como corrida e bicicleta.

Crie uma rotina de exercícios

Exercitar-se nos mesmos horários e com a mesma frequência é uma dica de ouro para persistir na malhação. Além de facilitar o encaixe do treino na programação do dia e da semana, a rotina habitua o corpo à atividade física: com o tempo, o organismo passa a “esperar” o exercício e a disposição vem mais naturalmente. Encare o treino como um compromisso agendado – ou, se você não consegue manter a disciplina, marque sessões com um personal trainer.

Exercite-se perto de casa

Se deslocar-se até a academia já é um esforço, por que aumentar a distância até lá?
– Muitas pessoas admitem que precisam “bater o ponto” na academia antes de ir pra casa, senão acabam não saindo novamente para treinar – conta a personal trainer Samantha Antunes.

Frequentar espaços perto de casa ou do trabalho é uma maneira de driblar a preguiça e a inércia. Às vezes, agendar horários com um personal trainer pode eliminar inclusive a necessidade de sair de casa.

Treine acompanhada

Além de tornarem o exercício mais divertido, as companhias são uma força motivacional poderosa: para não deixar o outro na mão, é provável que você faça uma força extra para comparecer ao treino e manter o alto astral. Familiares, amigas, colegas de trabalho e personal trainers podem prevenir o seu autoboicote, fazer o tempo passar mais rápido e ainda trocar ideias sobre a atividade física.

– Até aquela “amiga virtual”, que posta a rotina de malhação todo dia, pode servir de incentivo – diz Rosane.

Movimente-se ao longo do dia

Você faz algum trajeto a pé no seu dia a dia? Passeia com o cachorro ou troca o elevador pelos lances de escada? Manter-se ativa fora da academia pode ser útil para acostumar o corpo ao exercício e manter a disposição. Experimente movimentar-se mais durante o dia e veja se o treino continuará parecendo tão desafiador assim.

Cuide da alimentação

A dica é clássica por um bom motivo: a longo prazo, compensar os treinos com alimentos calóricos e pouco nutritivos (ou mesmo com jejuns prolongados) pode colocar todo o seu esforço a perder, gerando a impressão de que o exercício físico é ineficaz.

– A dieta ou reeducação alimentar ainda é o carro chefe do desenvolvimento da massa muscular – garante Rosane.

Valorize a sua dedicação e potencialize seus resultados privilegiando os pratos coloridos e balanceados.

Registre os seus avanços

Como emagrecer e ganhar músculo são processos graduais, para manter o foco e o ânimo nos exercícios, é preciso ter maneiras de mensurar o seu progresso.
– A atividade física é uma promessa: você aposta em saúde, bem estar, em coisas que não são palpáveis – observa Ayres.

Para diminuir a ansiedade pelos resultados, experimente fotografar-se semanalmente: mudanças que passam batidas pelo espelho no dia a dia podem aparecer antes mesmo daquela calça voltar a servir. Para acompanhar a melhora na saúde como um todo, não deixe de fazer checkups médicos regulares, e informe-se se a sua academia realiza avaliações físicas. Ver o retorno do seu esforço no papel será um estímulo importante para transformar o exercício físico em um hábito duradouro.

Fonte: http://revistadonna.clicrbs.com.br/saude/fitness-saude/bateu-o-desanimo-confira-12-dicas-para-nao-abandonar-malhacao/