O inverno chegou e nessa época do ano o gasto calórico corporal aumenta, porque o corpo gasta mais energia para nos manter aquecidos. Por isso é comum sentir mais fome no inverno. Além disso, nos dias frios ficamos mais aguçados em consumir vinho e chocolate, que ajudam a nos manter aquecidos. Mas você sabia que alguns alimentos de inverno, como o milho e o pinhão, consumidos principalmente em “Festas Juninas”, são benéficos para a saúde?

O milho é um dos únicos cereais que possui betacaroteno, fibras, carboidratos e vitaminas do grupo B. Ele também ajuda a metabolizar as gorduras e melhorar o funcionamento do intestino, além de ser uma ótima opção para quem não quer consumir glúten. Este alimento é versátil e pode ser consumido de diversas maneiras, como canjica, pamonha, bolo de fubá, milho cozido, entre outros. Além disso, o milho é uma ótima fonte de energia para o corpo.

Outro alimento comum no inverno é o pinhão. Ele é mais calórico que o milho, porém, possui alguns benefícios especiais. O pinhão é rico em ferro, manganês, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B e C. Seu consumo ajuda a controlar diabetes e colesterol, além de prevenir doenças cardíacas. Por conter cálcio, o pinhão ajuda com problemas de osteoporose. Mas, seu consumo deve ser moderado já que cada semente contém aproximadamente 20 kcal.

Além do milho e do pinhão, que são mais comuns no inverno, o chocolate e o vinho também são bastante consumidos nessa época do ano. Embora o chocolate seja calórico, existem algumas opções mais “leves”, como o meio amargo e o amargo. O chocolate contém substâncias antioxidantes, vitaminas e sais minerais.

Bebidas alcoólicas também são bem-vindas nos dias mais frios, afinal ajudam a nos esquentar. De todas as opções, a mais saudável é o vinho tinto, já que ele contém propriedades antioxidantes que fazem bem para a saúde. Mas lembre-se, o vinho deve ser tomado com moderação.

Fonte