Você já parou para prestar atenção que mesmo o mais saudável dos alimentos pode se tornar um perigo à saúde dependendo da sua forma de preparo? Um dos exemplos mais fáceis para se visualizar isso é o caso da batata.
A batata é um tubérculo consumido pela humanidade desde o tempo dos Incas e é uma excelente fonte de carboidratos. Uma batata assada compõe uma porção perfeita de carboidratos para uma refeição. Mas o que costumamos fazer? Mergulhamos as batatas em óleo para fazer a famosa batata frita. Adeus saúde.
Para não transformar alimentos saudáveis em refeições prejudiciais à saúde, atente ao modo de preparo. A melhor maneira de preparar alimentos saudáveis é fazendo uso da boa e velha grelha.
Os alimentos grelhados são excelentes para a saúde, substituindo com larga vantagem as frituras. Isso porque as frituras agregam à comida um valor calórico extra, já que incorpora sua gordura à dos alimentos.
Os grelhados também evitam a perda de nutrientes. Em outras palavras, você não vai estar apenas matando a fome, vai estar também nutrindo seu corpo para que ele fique mais forte e saudável. Nas frituras, o uso de gordura animal contribui para a elevação dos níveis de LDL, o colesterol ruim para a saúde.
Lembre-se que os grelhados geralmente são as porções de proteína: peixe, carne, frango ou outro tipo de carne. Uma refeição para ser completa precisa ainda de uma porção de carboidratos (massas, arroz, batata, frutas) e, pelo menos duas vezes ao dia, de uma porção de verduras e legumes. Combinando os alimentos certos e preparando-os da forma mais saudável, não há como errar a mão.