Quantas atividades saudáveis existem no seu dia-a-dia? Sabia que hábitos simples podem fazer toda a diferença para qualidade de vida, saúde física e mental, e até melhorar o seu foco e desempenho no trabalho?

Os benefícios são muitos. Mas, com a vida agitada de hoje, o tempo é a maior barreira para incorporar essas atividades saudáveis na sua rotina. Por isso, separamos alguns exemplos para incorporar na sua rotina de forma bem fácil, que não tomem muito tempo, mas bastante úteis para aumentar a sua produtividade e combater tensões. Confira!

1 – Exercícios físicos leves melhoram seu desempenho em outras atividades
Não é novidade que a prática de exercícios regulares não é só uma questão de manter o corpo ideal, mas um ponto essencial para a saúde, que também ajuda a combater estresse, ansiedade, e até a melhorar a qualidade do sono.

Mesmo que você esteja longe de ser apaixonado por esportes, vale à pena incluir alguma atividade na sua rotina. Para especialistas, é suficiente gastar pelo menos 2000 calorias por semana – e isso equivale a apenas 30 minutos de caminhada leve, 4 dias por semana. Nada muito difícil, certo?

A prática de exercícios físicos pode melhorar bastante o seu desempenho até em outras atividades do dia-a-dia. Então, faça caminhada, corrida, natação, ciclismo, academia, ou qualquer esporte que combine com o seu estilo. E, se for ao ar livre, melhor ainda!

Também, sempre que possível, prefira andar a pé do que dirigir, ou use a escada no lugar do elevador. Essas pequenas opções combatem o sedentarismo e têm efeitos positivos para o seu corpo.

2- Ouvir música traz inúmeros benefícios para a saúde
Essa é uma das atividades mais simples que você pode incorporar na sua rotina, mas que vai fazer toda a diferença. Ouça música ou, se souber um instrumento, toque com frequência. Explicações não faltam para os benefícios dessa atividade.

Primeiro, a música, assim como outras atividades artísticas, como pintura ou dança, trabalha o lado direito do cérebro, ajudando a equilibrar as emoções. Por exemplo, a música tem efeitos positivos no controle da angústia, melhora de dores físicas e nos processos de recuperação. Algumas pesquisas apontam que pode mesmo reduzir a depressão em até 25%. Não é à toa que muitas pessoas investem na musicoterapia.

Também há indícios de que a música pode ajudar nas habilidades de aprender um idioma, melhorar a memória, focar a atenção e até ajudar na coordenação motora. Sem contar que é bastante prazeroso ouvir seu estilo favorito. Por essas e outras razões, ouça música todos os dias!

3 – Mantenha sua vida social ativa
Pode não parecer, mas esse é, sim, um hábito saudável para ser incorporado na sua rotina. Já existem várias pesquisas demonstrando que o convívio social é fundamental para a qualidade de vida e a longevidade. Uma atividade tão simples que é usada até no tratamento de idosos, e com resultados nítidos.

Manter a vida social ativa e trocar ideias com outras pessoas, além de ser positivo para os negócios, também contribui para o QI, memória, criatividade, e até ajuda no combate à depressão. Também pode ser muito valioso para a capacidade de desenvolver projetos e aliviar tensões.

Então, tenha sempre tempo para família, para os amigos e para conhecer pessoas. Esse convívio pode ser em pequenas reuniões de amigos, um passeio, ou até por telefone, se faltarem opções. E, se não conhece tanta gente, que tal começar um curso? Além do aprendizado, pode ser uma ótima maneira de conhecer pessoas novas.

4 – Técnicas simples de meditação combatem estresse e ansiedade
Sabe aquele momento de tensão, em que você precisa tomar diversas decisões? Parece que a cabeça está quente, não é mesmo? É em casos assim que a meditação faz mais diferença.

Meditar significa simplesmente voltar-se para si mesmo, e funciona como se “desligar” do mundo por alguns momentos, restaurando seu equilíbrio para voltar mais focado depois. Isso normalmente e feito com o relaxamento, controle da respiração e algum trabalho da mente – como imaginar uma paisagem ou se concentrar em uma lembrança agradável, por exemplo.

É por isso que meditar alguns minutos por dia pode ajudar em muito a aliviar o estresse, ansiedade e depressão. E a deixar a cabeça preparada para resolver os assuntos que realmente importam.

A boa notícia é que praticar a meditação pode ser algo extremamente simples, sem muita preparação ou necessidade de muito tempo. E, se você tem pouco tempo, pode até mesmo fazer isso durante outras atividades, como o banho ou enquanto espera no consultório médico, por exemplo.

5 – Faça breves alongamentos diários
Essa é a dica mais fácil, mas uma das mais úteis para a sua saúde e qualidade do trabalho: parece pouca coisa, mas um pequeno alongamento diário, principalmente para quem tem o hábito de ficar muito tempo na mesma posição – seja na mesa do trabalho, seja em frente à TV – isso pode ajudar a evitar algumas dores musculares e desconfortos, e até ajudar a relaxar de tensões.

Para ajudar mais ainda nesse relaxamento, você pode fazer breves exercícios de respiração, inalando lenta e profundamente, e soltando o ar devagar pela boca. Repita algumas vezes. Essa prática de poucos segundos ajuda na melhor oxigenação do seu corpo, aliviando tensões e acrescentando significativamente à sua produtividade.

Assim, sempre que possível, estique as pernas e braços, respire profundamente, alongue o tronco, levante-se nem que seja para pegar um copo d’água ou – melhor ainda – faça pequenas caminhadas curtas após ficar sentado por longos períodos.

6 – Tire um tempo para você
Se o seu dia-a-dia é corrido, essa pode parecer a atividade mais complicada de se realizar. Mas, por isso mesmo, é a mais importante.

Tire um tempo para fazer qualquer atividade que faça bem. Pode ser a leitura de um livro, descansar, assistir um filme, fazer uma reflexão diária. Ou, se os filhos não deixam esse tempo, faça alguma coisa fora, como yoga, pilates, massagem ou até um curso de qualquer assunto que seja do seu interesse. Mas dedique esse tempo apenas para você.

Também tire o final de semana para descansar. Isso ajuda a começar a semana seguinte em um ritmo muito mais produtivo.

Está difícil colocar tudo em prática? Faça pequenas metas diárias, e mantenha até que se tornem um hábito. Adotar essas pequenas mudanças na sua rotina, mesmo que uma de cada vez, vai melhorar muito a sua qualidade de vida e saúde.

Fonte